sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Curiosidades Yu Yu Hakusho - Parte 1


O Título

Os kanjis usados pelo autor para escrever Yu Yu Hakusho possuem dois possíveis significados. Um deles é "O Livro em Branco do Fantasma Atrapalhado", sendo que "O Livro em Branco" (Hakusho) seria algo como um relato de suas histórias ainda a ser preenchido. Há controvérsias sobre a intencionalidade de "Atrapalhado", pode ser apenas uma interpretação possível, que não foi pretendida pelo autor. A outra possibilidade seria "O Conto da Jornada de Yusuke", já que o primeiro kanji do título é o mesmo do nome de Yusuke (que literalmente, significa "Aquele que ajuda os fantasmas"). Esse segundo significado ganha força quando é sugerido, no final do anime, que tudo que vimos foram gravações das aventuras de Yusuke feitas pelo Reikai.
Como Surgiu
Certo, sabemos o que significa. Mas de onde veio essa idéia? O próprio Yoshihiro Togashi explica:

"Primeiro, houve uma reunião para definir todo o planejamento da série, e quando chegou a hora de anunciar o nome (algo como um pré-título), eu ainda não havia me decidido e escrevi "Yurei Ningen" (Homem Fantasma). Depois, quando o planejamento foi aceito, eu tive que pensar muito no título. O primeiro que dei ao editor foi "Yuyu Ki" (A História de Yuyu). A essa altura eu já sabia que haveriam batalhas contra monstros de outros mundos. Mas me disseram, "Tem um mangá chamado 'Chinyu Ki' (a História de Chinyu) começando a ser publicado, e eles começaram antes da gente." Eu não me importava em mudar "A História" para "A Lenda" ou "Os Contos", mas a primeira coisa que veio na minha cabeça foi "Hakusho" (O Livro em Branco). Foi assim que o nome "Yu Yu Hakusho" nasceu, de uma inspiração súbita!"

Ki ou Reiryoku?

Em YYH não se fala tanto em Ki quanto em animes como Dragon Ball. No Universo de YYH a palavra Ki é substituida por Reiki(para os Humanos) e Youki(para os Youkais). E dependendo de que qualidade; Ki pode-se usar expressões diferentes. Quando se quer falar na aura de Ki que pode ser concentrada num único ponto do corpo, se fala em Onda Espiritual (Rei Ha-dou). Assim como em Bleach, em vez de se comparar as quantidades de Ki Espiritual de cada lutador, se compara o Poder Espiritual (Reiryoku) de cada um. Assim, normalmente só se fala Ki Espiritual quando estiver se referindo ao tipo de Ki particular de uma pessoa ou à quantidade restante de Ki comparando com o total. Ki ou Reiryoku?


Filme & OVA

Tanto o Filme quanto o OVA lançados, não foram escritos por Yoshihiro Togashi e foram feitos única e exclusivamente para ganhar mais dinheiro sobre a franquia que fazia tanto sucesso no Japão. O primeiro OVA lançado, que tratava do "Seqüestro do Koenma" e o "Carimbo de Ouro" pode ser facilmente situado na cronologia da história. Ele se encaixa após a batalha contra Suzaku: Yuusuke não é tão forte como seria depois do torneio, mas já possui golpes como o Shotgun. Kurama ainda não se transforma em Youko, e Hiei não demonstra as chamas negras. Por outro lado, o filme "Os Invasores Do Inferno" é uma aberração completa em termos de cronologia: Kuwabara possui a Jigen Tou (Espada Dimensional), Hiei lança múltiplos Kokuryuuha (Dragões Negros), então poderíamos concluir que tudo se passa no final da série, mas Yuusuke só possui Reiki e é chamado de "humano" por Yakumo! Sem falar que Kuwabara está quase tão forte quanto os outros três e Genkai está firme e forte, sendo que no final do anime ela estava próxima à morte. Dentre dezenas de outras coisas estranhíssimas que não se encaixam em lugar nenhum, podemos citar a "medievalização" do Reikai. O palácio de Koenma, antes idêntico à uma multinacional com aparência moderna e portas automáticas, tornou-se praticamente um castelo medieval. Dá pra entender?


Takahashi Hiro

O compositor e cantor Takahashi Hiro, responsável pelos dois mais belos encerramentos de Yu Yu Hakusho (Unbalance na Kiss o Shite e Taiyou Ga Mata Kagayaku Toki) faleceu em 4 de Novembro de 2005, aos 41 anos, de falência múltipla dos órgãos devido a complicações causadas por um tumor. Além de Yu Yu Hakusho, Hiro também foi responsável pelo tema do anime Bottle Fairy e várias músicas promocionais e de inserção da série Digimon.


FIM da parte 1
Ja nee people o/

Um comentário: