terça-feira, 3 de agosto de 2010

Fansubbers podem chegar ao fim?


A algum tempo venho querendo tocar nesse assunto polemico e acredito que nessa altura do campeonato é mais do que conveniente, devido a perseguição que tem ocorrido aos mesmos. Para começar, é preciso deixar claro qual a função de fansubers, vamos a isso então:

Fansub é uma palavra de origem inglesa, formada da contração de fan (fã) com subtitled (legendado), ou
seja, legendado por fãs. Indica um grupo de fãs que colocam legendas em filmes, animes ou série de TV de outra língua, sem autorizações dos criadores das obras, por conseguinte de maneira ilegal.
Fansubbers vieram a existir devido a nítida carência que os ocidentais tinham ao material de animação japonesa, sendo assim, sua intenção inicial nunca foi comercializar, mas sim ter acesso a tais conteúdos sem qualquer censura (coisa que por meios "legais" acontece de montão).

Fãs norte-americanos, normalmente estudantes universitários, começaram a eles mesmos, sem autorização dos detentores dos direitos autorais, a realizar trabalhos amadores de legenda de animes. Outros países aderiram e graças a isso, mesmo morando tão longe do Japão temos acesso a animes recentes. Esses trabalhos ficaram conhecidos como fansubs e aqueles que os realizam como fansubbers.


É errado?!
A meu ver, os fansubbers de mangás, quando o título já tem direitos autorais no país, é errado sim!! Vejam bem, os mangakas trabalham arduamente durante todos dias, muitas vezes sem nem tirar férias e os fãs retribuem "roubando" o dinheiro dos mesmos.
MangaFox e OneMangá, dois poderosos sites americanos de leitura de mangá ( com uma circulação de 1.000.000 de visitantes por dia, imaginem quanto dinheiro não deviam lucrar em cima dos mangakas =/ ) retiraram todos seus títulos e em breve o MangaHelpers também.
O assunto muda quando se fala em anime, pois se trata de uma mídia feita para o povo e acredito que caso ficarmos sem mangá para ler on-line, o mesmo não acontecerá com a versão animada. Lembrem-se, não vendam anime feito por fansubber... isso apenas "queima" a imagem e trabalho feito pelos mesmos.

Essa é uma opinião pessoal, agradeço a todos que se deram ao trabalho de ler, oyasumi.

Um comentário:

  1. O caso é que a gente não tem acesso à GRANDE maioria dos mangás e animes qui no Brasil, por exemplo!

    A cultura japonesa só está em alta graças aos fansubers, que permitiram que TODA a população tivesse acesso a este material!

    ResponderExcluir