terça-feira, 29 de março de 2011

Estrelas do futebol no Japão se enfrentam em partida beneficiente



A seleção japonesa venceu hoje cedo uma partida beneficiente contra uma seleção lateral da J-League All-Star para as vitimas das recentes catástrofes naturais que atingiram o país, por um placar de 2 - 1.

Os Samurais Azuis treinado por Alberto Zaccheroni apresentou uma equipe forte para o encontro em Osaka, incluindo o zagueiro Yuto Nagatomo (Inter), o atacante Shinji Okazaki (Stuttgart) e a estrela Keisuke Honda (Moscou CSKA).

O Estádio de Nagai ficou completamente lotado (capacidade de 47.000) para assistir a partida. Yasuhito Endo (meia do Gamba Osaka) abriu o placar com um pontapé aos 15 minutos e o atacante Shinji Okazaki (atacante do Stuggart) ampliou o placar, cinco minutos depois.

Mas Kazuyoshi Miura, o mais antigo jogador da J-League com 44 anos, diminui a vantagem aos 82 minutos de jogo, quando ele pegou um passe de cabeça de Marcus Tulio Tanaka (brasileiro naturalizado).

A J-League fechou a temporada regular para cinco rodadas até meados de abril para economizar a eletricidade usada para partidas noturnas.

Adeptos, que pagaram até 5.000 ienes (60 dólares) por cabeça, gritavam e tinham escrito em letreiros: "Nippon, Nippon.", "Gambare, Nippon (Aguente, Japão)", "You'll Never Walk Alone (Nós nunca iremos andar sozinhos)" e "A grande familia mundial do futebol que nos apoia, Arigatô (obrigado)."

A arrecadação da partida vai para as áreas de desastre, segundo a Associação Japonesa de Futebol.

Zaccheroni, que assumiu o Japão depois de terem alcançado uma boa colocação no ano passado (Copa do Mundo) foi o técnico responsável pelos "Blue Samurai" no amistoso, e a J-League teve como treinador Dragan Stojkovic, o gerente sérvio da Liga dos Campeões Nagoya Grampus.

Stojkovic convocou Miura, o melhor jogador asiático de 1993, e o ex-Celtic Shunsuke Nakamura, 32 anos.

"Tecnicamente, ele acabou por ser um jogo de grande qualidade com uma abundância de jogadores de alto nível", disse Zaccheroni 57 anos, ex-chefe AC Milan.

Para o lado J-League, Miura marcou um gol que simbolizava a sua carreira, disse ele: "Eu nunca me senti feliz antes por marcar um gol. Acredito que a simpatia e compaixão que mostramos hoje será útil para as vítimas de desastres no seu esforço de reconstrução."

Ainda mais comentários dos jogadores:

"Foi o vosso apoio que nos deu grande força quando nós usualmente lutamos em campo"
, disse o meia e capitão Makoto Hasebe (Wolfsburg), ainda complementou que os jogadores se reuniram no gramado antes do jogo para uma oração silenciosa.
"Agora é nossa vez de apoiá-los. Acreditando no poder do futebol, vamos jogar com o nosso coração", disse o jogador de 27 anos de idade, um dos 12 jogadores liberados pelos clubes europeus para o evento.

Okazaki falou de sua emoção após o apito final: "Estou vivo agora, porque as pessoas ao meu redor me ajudaram", disse ele referindo-se a um terremoto que atingiu sua cidade natal perto de Kobe em 1995. "Desta vez eu quero ajudar as pessoas da mesma forma que fizeram comigo. O jogo de hoje é o primeiro passo para dar."

O muito respeitado veterano Kazuyoshi Miura também falou à imprensa após o jogo, admitindo-se:. "Eu não gosto de falar sobre minha idade, mas sempre que as pessoas me perguntam sobre isso, eu digo que nunca desistirei então eu queria mostrar meu coração como um objetivo ".

Kunimitsu Sekiguchi, que joga no Vegalta Sendai, em uma das áreas mais afetadas no país, admitiu que o jogo teve sua mente fora de outras preocupações.
"Foi em 24 de março, quando eu toquei pela primeira vez na bola nesta temporada. Eu não poderia correr o suficiente, mas hoje eu acho que valeu a pena jogar este jogo."

Os funcionários confirmaram que o jogo levantou cerca de 800.000 dólares EUA para as vítimas.

Um comentário: