quinta-feira, 19 de maio de 2011

Governo Japonês cria projeto de preservação de mangá/anime/games

A livraria Nacional de Dieta do Japão e a Agência de Assuntos Culturais anunciou nesta quinta-feira que eles vão trabalhar juntos em um projeto de preservação cultural das matérias relacionadas com a televisão japonesa e de programação de rádio, música, anime, mangá e videogames. A livraria Nacional de Dieta incidirá sobre a preservação e a fiscalização de livros, jornais, revistas, CD, DVD e outras mídias, e da Agência para Assuntos Culturais incidirá sobre matérias em relação à história, arte, folclore, indústrias e ciências naturais.

O projeto será dividido em três áreas:
1. Pesquisando como preservar scripts para os programas de rádio e televisão e a construção de um arquivo digital;
2. Criar um banco de dados para preservar os materiais relacionados à música, mas com um sistema de busca unificada;
3. Manter as informações bibliográficas e colaborar em sistemas de informação para manga, anime e videogames;

Em 2009, o então primeiro-ministro Taro Aso, propôs a construção de um museu cultural. O museu planejado teria sido um local para exposição de anime, mangá, filmes e outras formas de cultura. O museu teria custado ¥ 11700000000 (EUA $ milhões) e teria sido fixado na ilha artificial de Odaiba-Tóquio. O museu planejado era então parte da maior proposta da ASO para usar "soft power" do seu país em anime, manga, e áreas afins da cultura para criar empregos e reverter a recessão económica.

Após o cancelamento do centro, Meiji University anunciou planos para um provisoriamente intitulado Tokyo International Manga Biblioteca de mangá, anime, games e outras mídias em 2014. A cidade de Kyoto, teve a sua Kyoto International Manga Museum desde 2006.

Um comentário:

  1. Interessante, sempre fui fã de animês. Espero que possam preservar o máximo possível.

    ResponderExcluir